Meia Maratona Loures-Odivelas-Loures - 10KM



Passado uma semana daquilo que eu apelidei de desastre na Corrida do Tejo, o desafio seria fazer a Meia Maratona Loures-Odivelas-Loures, prova na qual ira correr pelo Belenenses para o Campeonato Regional de Meia Maratona. Curiosidade, seria também a minha última prova como sénior. Infelizmente, durante a semana percebi que não estava minimamente em condições de enfrentar o meu primeiro objetivo da época para o qual tinha estado a treinar nas últimas longas semanas. Bastou uma semana na introdução à creche do meu filho, para ele ficar constipado e me passar a mim de forma ligeiramente mais agreste. Os meus níveis de energia durante vários dias foram de tal forma baixos que acabei a baixar a cabeça e pedir para fazer a prova dos 10km da mesma organização.

Como devem estar a imaginar, na manhã da prova não me encontrava ainda nas melhores condições. Mas pelo menos estava ciente disso, ao contrário do domingo anterior que só passado 2/3 horas da prova me apercebi que estava a chocar uma boa constipação (apenas fiquei febril, felizmente não foi uma gripalhada daquelas). O corpo até estava com vontade de correr mas a parte do correr rápido ainda me parecia estranha. Por exemplo, na quarta tinha feito 4x1km em Zona 4, e mesmo assim custou-me bastante correr a ritmos que deviam ser “fáceis” por estar em semana de tapering. Será que uma melhor decisão teria sido até nem ir à prova de todo? Acho que também não era caso para tanto, desde o momento em que encaixei que não ia lá fazer nenhuma marca de outro mundo.




A prova começou 45 minutos depois da partida da Meia Maratona. Com um perfil mais rápido que a Corrida do Tejo, os primeiros quilómetros foram feitos num bom ritmo, não negando que a isto se deveu o facto de estar a correr lado a lado com o Miguel Quaresma da Run Tejo. O primeiro classificado ia bem longe já e como sempre na minha profunda ignorância ainda disse ao Quaresma “vamos apanha-lo?” ao que ele me respondeu que eu devia estar doido que o rapaz (Filipe Vitorino) era gajo para fazer 29/30 minutos. Não se enganou em nada, pois o Filipe ganhou a prova com 30m25s.

Infelizmente a partir do 3º ou 4º quilómetro acabei a ficar sozinho e depois do retorno aos 5km (tenho de elogiar este retorno, pois na verdade é um retorno por outra rua, não sendo o típico retorno exatamente pelo mesmo caminho). Até o próprio Filipe perdi de vista, ficando apenas a correr com a malta da Meia Maratona que seguia a ritmos mais baixos. Isto infelizmente refletiu-se nos ritmos e olhando para o declive, os segundos 5 quilómetros eram algo ligeiramente a descer (-2/3 metros vs a primeira metade que obviamente teve declive positivo), mesmo assim o ritmo acabou por cair, estando apenas a lutar contra mim mesmo e a vontade de aguentar a boa classificação. Mesmo que fosse uma prova que obviamente não contava para nada, quando comparada com o Regional de Meia Maratona.




Já não conseguindo identificar quando olhava para trás os atletas que seguiam atrás de mim na prova de 10km (tal era o maranhal de atletas da Meia), dei tudo o que tinha no último quilómetro, acabando por ser até o meu quilómetro mais rápido, para 3:11/km. Acabei por passar a meta em 2º lugar da geral, para um tempo oficial de 32m50s. Este tempo é só estranho dado que o meu relógio marcou 32m58s. Isto acaba por não interessar para nada, pois neste momento no mínimo devia estar de forma consistente na casa dos 32m00s, e é isso que infelizmente fica para a história.

Apenas uma nota de critica para a organização, que continua a desprezar por completo a vida dos atletas (as provas em Odivelas/Loures são sempre assim). Uma prova que acaba pelas 10h15-20 da manhã, que tem literalmente 6 troféus para entregar (3 primeiros lugares de cada género), os atletas tiveram que esperar até às 11h40 para começar a entrega de prémios e ainda começam por todos os prémios gerais e escalões da Meia Maratona em vez de despacharem os 10km que demorava 5 minutos? Absolutamente RIDÍCULO. É um desrespeito enorme pela vida pessoal destes atletas amadores. Eu feito estúpido fiquei lá até às 11h40 apenas para constatar que tinha estado a tirar tempo com a minha familia a um domingo para nada. Felizmente a direção do Belenenses estava presente e ficou com a minha amostra de troféu.

Agora segue-se mais algumas semanas de trabalho para Almeirim e depois para os Descobrimentos. O caminho vai acabar por ser parecido com o ano passado, esperando que os resultados sejam semelhantes, mas desta vez sem enganos no percurso da prova :)
Meia Maratona Loures-Odivelas-Loures - 10KM
outubro 2, 2024
0

Comentários

Search

Popular Posts

Olá Garmin Connect!

Num dos meus últimos artigos, referi que estava a ponderar deixar de usar o Str…

Análise Nike Pegasus 39

Eu tenho uma opinião muito própria sobre o calçado da Nike. Essa opinião foi fo…

Análise Kiprun KS900

Esta época faz 10 anos que comecei a levar esta coisa da corrida um pouco mais …

Análise Kiprun KS900 Light

Existem modelos que nos caem no goto. Durante anos a fio, para treinar fui um a…

Análise Evadict TR2

Nunca tive uns ténis de trail. Vá, tive uns há uns anos que comprei para o famo…

Contact Me