Análise PUMA Deviate Nitro 3




No início de 2024 publiquei a minha análise aos PUMA Deviate Nitro 2. Na altura disse que estava apaixonado por eles, e posso-vos dizer que ainda estou: têm quase 1000km e ainda não os pus de lado. Mas sensivelmente a meio de 2024, a PUMA anunciou a sua revisão a este excelente modelo. Não sendo um modelo barato, depois de os apanhar numa boa promoção, arrisquei pois estava a precisar de uns novos companheiros para os meus treinos de Tempo e Z4.

O primeiro impacto quando comparados com os seus antecessores, é que a nível de design estão mais refinados e atractivos. Mas também maiores! Embora o aumento de peso seja marginal, a sensação é que derivado à sua sola maior eles são mais pesados. Essas gramas notaram-se logo quando treinei com eles, mas já lá vamos. Quando os calcei, percebi que aqui definitivamente houve evolução, pois senti-me muito mais confortável do que alguma vez os Deviate Nitro 2 alguma vez foram.



A minha relação com este novo modelo foi-se alterando ao longo dos mais de 300km que já levo com eles nos pés. A verdade é que não adorei as primeiras sensações. Experimentei-os logo num treino de repetições de 1km em Zona 4, e senti alguma falta de responsividade (o que não estava à espera com a PWRPLATE que este modelo tem) que estava habituado no modelo anterior, mas por outro lado mais amortecimento e conforto na passada. A questão é que estava habituado a andar naqueles ritmos de 3:10-3:25/km com os Deviate Nitro 2 e sentir-me rápido e com estes não tive essa sensação, pelo menos inicial.

Apostei então em fazer uns treinos de corrida contínua em diversos ritmos, e ai meus amigos, fiquei apaixonado. Amortecimento, conforto, e muita responsividade no aumento de ritmos (exemplo, treinos entre 3:30-4:00/km). Definitivamente, que como se diz em inglês, o Sweet Spot deste modelo são a corrida contínua (longa e não só) em bom ritmo e Tempo Runs. No entanto não desisti, e mesmo assim experimentei novamente fazer treinos de Zona 4 com eles, mais longos e sensivelmente mais lentos (3-20-3:25/km) e assim senti que eram o que esperava deles (talvez falta-se ali um “partir” de alguma coisa na sola). Mas ficando sempre a ressalva que com os seus antecessores eu conseguia andar mais rápido de forma confortável.



A sola essa continua com uma aderência do melhor que há no mercado. Nada a apontar e espero que a PUMA não siga o caminho da Adidas que retirou a sua sola Continental em alguns modelos (ainda a usa sequer?). Quanto à durabilidade, li na RunRepeat preocupações neste campo, mas como já referi com mais de 300km, nada a apontar.




Em conclusão, definitivamente houve evolução nestes PUMA Deviate Nitro 3. Perderam algum fulgor do modelo anterior, mas por outro lado ganharam em todos os outros aspetos. Não são o modelo mais barato do mercado, mas também não é o mais caro (sim Saucony Endorphin Speed 4, estou a falar de vocês). Apanhando numa boa promoção, garanto-vos que têm aqui uns parceiros de treino para o que der e vier. Aliás, se os apanharem em promoção, avisem-me!

Pontos positivos
++ Aderência
++ Amortecimento
+ Peso
+ Conforto
+ Responsividade
+ Durabilidade
+ Conforto

Pontos “assim-assim”
+- Versatibilidade (sinto que os Deviate Nitro 2 também podiam fazer treinos mais rápidos)
+- Respirabilidade (não vais sofrer, mas podiam ser um pouco mais frescos)

Pontos negativos
Nada a apontar

Onde comprar?




análise
dezembro 30, 2024
0

Comentários

Search

Popular Posts

Olá Garmin Connect!

Num dos meus últimos artigos, referi que estava a ponderar deixar de usar o Str…

Análise Nike Pegasus 39

Eu tenho uma opinião muito própria sobre o calçado da Nike. Essa opinião foi fo…

Análise Kiprun KS900

Esta época faz 10 anos que comecei a levar esta coisa da corrida um pouco mais …

Análise Puma Deviate NITRO 2

Começo por fazer uma declaração de interesses. Não, não pensem já que isto foi …

Análise Kiprun KS900 Light

Existem modelos que nos caem no goto. Durante anos a fio, para treinar fui um a…

Contact Me