A minha primeira Meia Maratona



Dia 25 de Março de 2012. Este foi o dia que marcou o início da minha aventura neste desporto. Nunca tive ideias de competição, e nem sabia o que significava minutos por quilómetro. Revejo agora comentários que fiz no Facebook e falo em ritmos de km/h, e até fico contente por ter ficado nos primeiros 1000 classificados. E agora dou por a ficar chateado por quando fico num top 10. A vida consegue mesmo um poço de surpresas.

Obviamente que a foto de capa não é da minha primeira Meia Maratona

Foi então há 13 anos que meti na cabeça que ia fazer uma meia maratona. Não sabia correr, não tinha calçado apropriado, e corri com uns calções mal amanhados e a t-shirt da prova (ainda se lembram das t-shirts da Adidas?). As minhas métricas de treino, era sair para correr na zona da minha casa algo entre os 30 minutos e 1 hora, e sabia lá quantos quilómetros ou ritmo que tinha feito. Existia também a ocasional corrida na passadeira do ginásio, que esse sim era o meu objetivo na altura: ter um corpinho meio definido após um processo de emagrecimento em que perdi mais de 20kg. Mas isso são outras histórias.

Alinhei na partida sem qualquer objetivo, só sabia que queria acabar. Como ter algum objetivo se eu não fazia ideia o que era correr esta distância? E nem falemos sobre nutrição, estar duas horas a correr sem sequer ter noção que o corpo precisaria de hidratos e até sais… bem meus amigos, façam o trabalho de casa antes de correrem à vossa primeira meia maratona. Mas o que vale é que sou comilão, embora não me lembre bem, olhando para os meus comentários no Facebook, parece que comi tudo o que me apareceu à frente.

Quem se lembra da MarathonFoto?
Felizmente o João Lima continua a ter o seu projeto online, e consegui ver o meu tempo final: 01h50m57s de chip e 01h52m05s oficial. Nunca me vão ouvir dizer que isto foi um mau tempo. Sem saber ler nem escrever, eu fiz a minha primeira meia maratona a um ritmo de 05:18/km. E só de pensar que o fiz com uns ténis da Kalenji (marca da Decathlon que a Kiprun veio a substituir) que custaram uns 20€ e que eu utilizava para nas aulas de Educação Física no secundário. Em 2012 encontrava-me já no primeiro ano do Mestrado, por isso pensem quantos anos os ténis já não tinham, quilómetros, outros tipos de exercício (eu andava de bicicleta com eles), etc. Que bem que eu estava a fazer às minhas pernas.

A verdade é que hoje em dia já é mais difícil ver alguém a fazer as escolhas tontas de equipamento que eu fiz. Aliás eu não fiz escolhas nenhumas, eu era um estudante universitário, acham que eu tinha dinheiro para comprar alguma coisa? Tinha que me governar com o que tinha em casa. Mas se tu tens hipótese de escolha, aqui ficam alguns conselhos a nível de equipamento!

Calçado


Primeira meia maratona e/ou ritmos de 5:00/km ou mais lentos - Kiprun KS900 2 (podem ver a análise no blog aqui)
Ritmos até 3:30/km - Kiprun KD900X LD2
Ritmos abaixo de 3:30/km - Kiprun KD900X LD+

Roupa


Se és como eu e já não consegues correr com t-shirts das provas, ficam aqui mais alguns conselhos:

E se tiver mau tempo…
E já agora, se não abdicam de uns bons calções com bolsos para tudo e mais alguma coisa (géis, sais, telemóvel, GoPro…):
Independentemente do ritmo, da classificação, e do próprio equipamento, o maior conselho (para além de estarem a fazer a coisa de forma ajuízada e com saúde) que vos posso dar é: divirtam-se! Isto é algo que vocês vão guardar no coração para sempre. Eu já fiz um sem número de provas, mas esta será sempre um marco especial o meu próprio mundo da corrida.

Querem saber mais sobre a minha história? Oiçam o próximo episódio do Pace Setters Podcast, onde eu e o Luís Machado contamos tudo sobre a nossa história no atletismo!
meia maratona
fevereiro 22, 2025
0

Comentários

Search

Popular Posts

Olá Garmin Connect!

Num dos meus últimos artigos, referi que estava a ponderar deixar de usar o Str…

Análise Kiprun KS900

Esta época faz 10 anos que comecei a levar esta coisa da corrida um pouco mais …

Análise Nike Pegasus 39

Eu tenho uma opinião muito própria sobre o calçado da Nike. Essa opinião foi fo…

Análise Adidas Supernova Rise

Se há marca que me deixa de sentimentos completamente trocados é a Adidas. É da…

Análise Kiprun KS900 Light

Existem modelos que nos caem no goto. Durante anos a fio, para treinar fui um a…

Contact Me